Sob nova direção

Nova gestão do Aeroporto de Pelotas completa um mês

Aeroporto João Simões Lopes que era gerido pela Infraero agora está sob o comando da CCR

Carlos Queiroz -

No último sábado, a nova gestão privada do Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto completou um mês. Comandando 20 aeroportos no mundo, em cinco países e em nove Estados brasileiros, os novos gestores do consórcio paulista CCR Aeroportos apontam novas mudanças e planejam ampliações para o futuro em Pelotas.

Em abril de 2021, o aeroporto de Pelotas, juntamente com o Rubem Berta, de Uruguaiana, e o Gustavo Cramer, de Bagé, juntou-se ao Bloco Sul (aeroportos do RS, PR e SC). No total, os três aeroportos foram arrematados por R$ 2,168 bilhões em um leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A aquisição foi pela Companhia de Participações em Concessões (CPC), empresa do Grupo CCR, que também administra quatro rodovias gaúchas, entre elas a BR-290 (Freeway).

O João Simões Lopes Neto, antes administrado pela Infraero, só foi assumido pela a CCR no último mês. Apesar do pouco tempo, a empresa diz já ter realizado mudanças significativas relacionadas à infraestrutura. De acordo com a assessoria do consórcio, passos de adequação aos padrões da CCR foram realizados, como melhorias na sinalização, higiene, limpeza e a aplicação de uma nova identidade visual.

Em nota, a CCR diz que nos serviços realizados tem priorizado mão de obra pelotense e que estão sendo ofertadas capacitações técnicas, além de treinamentos e certificações obrigatórias aos contratados - algo que, conforme aponta a empresa, movimenta uma cadeia produtiva local e contribui diretamente para a economia dos municípios onde a CCR Aeroportos está inserida.

A visão de quem usa

José Laitano, 51, é investidor na área automobilística e, por conta dos negócios, precisa viajar três vezes por mês até São Paulo. No domingo, foi a primeira vez que ele utilizou os serviços do aeroporto sob a nova gestão e com voos com ligações diretas à capital paulista - as operações iniciaram em janeiro deste ano, pela Gol.

Laitano diz que por frequentar seguidamente o aeroporto acredita que voos que ligam a Zona Sul ao Sudeste do país são positivos. Até pouco tempo, ele gastava algumas horas se deslocando até Porto Alegre e seguindo para São Paulo. Com o novo voo, o investidor afirma que é possível trabalhar mais. "Eu embarquei às 18h40min e cheguei em São Paulo às 20h15min. Facilita a nossa vida, vamos conseguir integrar à capital dos negócios, que é São Paulo, a nossa cidade", comenta.

Mas mesmo com as melhorias no itinerário, Laitano não notou grandes diferenças na estrutura do local e acredita que, com a oferta de voos diretos de Pelotas a Guarulhos, sejam necessárias novas adaptações. "Eu acho que o aeroporto vai precisar ser readequado. Com esse novo volume de pessoas é preciso mudar algumas coisas", finaliza.

Plano futuros

Na sexta-feira, a administração anunciou que nos próximos meses os aeroportos de Pelotas, Bagé e Uruguaiana contarão com a ampliação das opções de alimentação. Os três passarão a ter novas lojas da franquia "Casa do Pão de Queijo".

Além disso, a empresa planeja, nos próximos três anos, dobrar a ocupação das áreas brutas locáveis de seus aeroportos, realizando também obras de requalificação e a aquisição de novos equipamentos - passos que estão sendo acompanhados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudantes reivindicam qualidade dos Restaurantes Universitários da UFPel Anterior

Estudantes reivindicam qualidade dos Restaurantes Universitários da UFPel

Pelotas desobriga uso de máscara em locais fechados Próximo

Pelotas desobriga uso de máscara em locais fechados

Deixe seu comentário